O Projeto

A HISTÓRIA, OS PROTAGONISTAS E O OBJECTIVO

 
IMG_0392

Em 1933, António do Nascimento Ala Pinto, casado com Aurora da Assunção Gonçalves, adquiriu um casal na freguesia de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela. O casal era composto por uma casa de habitação e um conjunto de parcelas agrícolas. António Pinto, mais conhecido por Pinto Ruço devido à sua cor de cabelo enquanto criança, foi uma personagem peculiar conhecido sobretudo pelo seu bom-humor e generosidade. Do seu casamento nasceram duas filhas e destas, duas netas e um neto. O desejo de um neto foi apenas realizado já no fim da sua vida. Para seu contentamento, o neto nasceu também com a sua cor de cabelo. “Vai-se um ruço, fica outro” disse nos seus últimos dias.

No ano de 2007 o neto, Alexandre Martins, e sua namorada, Andreia Durães, resolveram assumir a gestão da exploração agrícola. Os objectivos centrais traçados são: manter o património e introduzir algumas alterações nas práticas agrícolas por forma a tornar o sistema produtivo auto-sustentável económica e ambientalmente.

O principal produto da exploração é o azeite, existindo também a produção de amêndoa. Optou-se por produzir exclusivamente em modo de produção biológico devido a uma identificação com esta forma de produção por razões ambientais e de qualidade dos produtos obtidos. O modo de produção biológico é controlado por uma empresa de certificação de forma a validar o processo de produção bem como os produtos. A exploração terminou a fase de conversão em 2010.

O projecto tem uma forte componente de conservação da natureza e do património agrícola, procurando-se manter as espécies autóctones da região conhecida como Terra Quente Transmontana. Procura-se desenvolver a biodiversidade de forma a atingir um equilíbrio natural dos ecossistemas. No modo de produção biológico procura-se tirar partido do conhecimento científico acerca de todas as interacções benéficas entre os diversos elementos da Natureza, obtendo maior qualidade dos produtos e evitando a utilização de produtos externos à Natureza.